Eficácia, segurança e aceitação de um novo sistema de bandagem de duas camadas para úlceras venosas

Eficácia, segurança e aceitação de um novo sistema de bandagem de duas camadas para úlceras venosas

Author(s) : J.P. Benigni, I. Lazareth, P. Parpex, J.L.Gerard, M. Alves, F. Vin, S. Meaume, P. Senet, F.A. Allaert, A. Sauvadet, S. Bohbot


JWC_16_9_385_90_Sauvadet_web
  • Objetivo: Avaliar a eficácia, tolerância e aceitação de um novo sistema de compressão de duas bandagens na administração de úlceras de etiologia venosa ou mistas predominantemente de origem venosa.
  • Método: Estudo clínico não-comparativo prospectivo rotulado aberto de fase III. Quarenta e dois pacientes foram recrutados em 12 centros. Os critérios de inclusão selecionaram úlceras com pelo menos 50% de tecido de granulação, uma superfície de 2-20cm², duração de 1-24 meses, com uma circunferência do tornozelo inferior a 28 centímetros, e sem histórico de trombose venosa profunda nos três meses anteriores a inclusão. O objetivo primário foi a redução da área de superfície da úlcera, e os objetivos secundários foram a evolução do edema nas pernas e o conforto do paciente. Durante as seis semanas de acompanhamento, os pacientes foram submetidos a avaliações clínicas semanais e a área de superfície de suas úlceras foram mensuradas por planimetria e fotografia a cada semana alternada.
  • Resultados: A área média da superfície da úlcera na inclusão foi de 7 ± 6cm². A redução média da superfície depois de seis semanas foi de 58,5%, com 24% das lesões fechadas em um tempo médio de 25,9 ± 9,46 dias. Os pacientes consideraram que o novo sistema de compressão teve um melhor efeito sobre a qualidade de vida, avaliada por parâmetros como dor, calor, coceira e conforto geral, comparado ao sistema usado antes da inclusão no estudo. A aceitação dos pacientes em relação ao novo sistema foi excelente e 86% das úlceras de perna melhoraram ou foram fechadas depois de seis semanas. A tolerância local foi considerada muito boa.
  • Conclusão: Este novo sistema de compressão de duas bandagens é eficaz e bem aceito pelos pacientes.

Declaração de interesse: Este estudo foi patrocinado pela Laboratórios Urgo, Chenôve, França.


Download PDF

 

Última atualização : 17/11/2018