Avaliação do UrgoTul® associado ao K-Four® compressão multicamadas para úlceras venosas

Avaliação do UrgoTul® associado ao K-Four® compressão multicamadas para úlceras venosas

Author(s) : J Smith, J Hill, S Barrett, W Hayes, P Kirby, S Walsh, E Gittins, F Whitehurst, R Cooper


BJN-136-Smith-J-6pp-web
  • Objetivo: O objetivo primário foi avaliar a eficácia da associação do UrgoTul com o K-Four na gestão local de úlceras venosas. Os objetivos secundários incluíram a aceitação do tratamento, que foi avaliada pela equipe de enfermagem e pacientes (avaliação da dor durante a troca de curativo) e a frequência de troca de curativo.
  • Método: Estudo multicêntrico realizado no Reino Unido. Todos os 36 indivíduos foram tratados com UrgoTul® como cobertura primária seguido de K-Four® compressão multicamadas. Todos os profissionais envolvidos possuíam experiência em aplicar terapia compressiva multicamadas para assegurar a consistência da técnica de aplicação. As trocas de curativos foram realizadas conforme a necessidade ou a cada 7 dias, o que acorresse antes. A cada troca de curativo foi feita uma avaliação. O acompanhamento foi feito por 12 semanas ou até a lesão ser fechada, o que acontecesse primeiro.
  • Resultados: Um total de 317 trocas de curativos foram realizadas durante 2124 dias do estudo e o tempo médio de permanência da cobertura foi de 6,7 (± 2,3) dias. A condição geral da pele melhorou durante o período de estudo de 17,1% saudável desde o início (Tabela 1) para 49,7% saudável normal / na conclusão (Tabela 6). Este resultado se reflete numa redução de 20% da maceração, no início, para 16,8% ao final. A facilidade de remoção curativo foi avaliada como “muito fácil” ou “fácil” em 98,1% das trocas de curativos (Tabela 6) e a dor na remoção da cobertura foi ‘nenhuma’ ou ‘mínima’ em mais de 95,6% das trocas de curativos.
  • Conclusão: Os resultados mostram que UrgoTul® é o curativo ideal em combinação com o K-Four®, de fácil aplicação (98,7%) e remoção (98,1%), e em grande parte sem dor (95,6%) e não-aderente (99,7%). Em um grupo de pacientes com úlceras “difíceis de curar”, 50% foram fechadas dentro do período de tratamento. As Úlceras não fechadas após 12 semanas alcançaram redução de área de quase 50% em média. A combinação de tratamento mostrou-se segura, sendo que apenas um dos sete eventos adversos relatados pode ter sido provavelmente relacionado com os produtos utilizados. Este estudo apoia o uso de uma combinação do curativo UrgoTul® e de compressão K-Four® para fornecer um tratamento ‘combinado’ para úlceras venosas.

Download PDF

 

Última atualização : 17/11/2018