Utilização de uma nova cobertura lipido-colóide em lesões pediátricas: resultados de estudos clínicos Franceses e Alemães

Utilização de uma nova cobertura lipido-colóide em lesões pediátricas: resultados de estudos clínicos Franceses e Alemães

Author(s) : A. Letouze, V. Voinchet, B. Hoecht, K.C. Muenter, F. Vives, S. Bohbot


JWC_136_Letouze_6pp_web
  • Objetivo: Avaliar a eficácia, tolerância e aceitação de uma cobertura lipido-colóide, UrgoTul (Laboratórios Urgo), no tratamento local de lesões pediátricas agudas e crônicas.
  • Método: Foram conduzidos dois estudos clínicos prospectivos multicêntricos não comparativos utilizando o mesmo protocolo na França e na Alemanha. Um total de 100 pacientes foram recrutados em 16 centros (11 na França e 5 na Alemanha), e acompanhados por quatro semanas. Foram avaliadas 70 lesões na França (55 queimaduras e outras 15 lesões) e 30 da Alemanha (22 queimaduras e outras oito lesões) pelas equipes de enfermagem em cada troca de curativo e pelo pesquisador médico semanalmente.
  • Resultados: Na população francesa do estudo, 86% das queimaduras (de espessura parcial superficial e profunda) e 53% das outras lesões cicatrizaram completamente dentro de quatro semanas. Os números para a população alemã do estudo foram de 100% e 88%, respectivamente. A dor foi avaliada utilizando escalas de dor adaptadas à idade do paciente (escala de dor objetiva, escala de dor facial e a escala de dor visual analógica) a cada troca de curativo. A remoção do curativo foi não-traumática, induzindo a limitação da dor. Acontecimentos adversos locais menores foram relatados em quatro crianças.
  • Conclusão: UrgoTul não é apenas eficaz, mas também bem tolerado e aceito por crianças com lesões agudas e crônicas. A cobertura, portanto, pode ser uma alternativa apropriada e altamente promissora para coberturas convencionais.

Declaração de interesse: Este estudo foi patrocinado pelo Laboratório Urgo.


Download PDF

 

Última atualização : 17/11/2018