Nossas tecnologias


Tecnologia Lipido-Colóide (TLC)

Introdução à tecnologia

tlc_2014Matriz Cicatrizante TLC é uma inovação exclusiva patenteada pela Urgo Medical. Ele é composta de partículas lipofílicas dispersas em uma camada de Carboximetilcelulose (CMC). Esta tecnologia cria um ambiente úmido, favorável ao processo de cicatrização.

 

 

Tecnologia da Matriz Cicatrizante TLC

Descubra mais

tlc-healing-matrix

Matriz Cicatrizante TLC é composta de partículas lipofílicas dispersas em uma camada de Carboximetilcelulose(CMC). TLC cria um ambiente húmido favorável à cicatrização de feridas , estimula a proliferação natural de fibroblastos e otimiza a organização de células da pele.
A Matriz Cicatrizante TLC permite a reconstrução harmoniosa da derme e epiderme.
Curativos com a Matriz Cicatrizante TLC não adere à ferida, permitindo o tratamento atraumática e remoção sem dor.

l.

A eficácia, tolerabilidade e segurança de curativos com a Matriz Cicatrizante TLC foram avaliadas em mais de 36.000 pacientes retirados de 170 áreas clínicas em toda a Europa, com mais de 600 médicos envolvidos nestas avaliações. Juntos, esses resultados evidenciam que curativos com a Matriz Cicatrizante TLC promovem a cicatrização, evita a dor e o trauma na lesão e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Curativos com a tecnologia Matriz Cicatrizante TLC estão disponíveis em uma variedade de tamanhos e estilos para atender a todos os tipos de feridas.

 

Os benefícios da tecnologia Matriz Cicatrizante TLC

  • Otimização de cura
  • Cicatrização de feridas húmidas
  • Livre da dor e as mudanças de pensos atraumáticas
  • Proliferação de Fibroblastos
  • Proteção e melhora da pele perilesão
  • Pode permanecer na lesão por até 7 dias
  • Clinicamente comprovada em mais de 36.000 pacientes
  • Disponível em vários tamanhos de curativos

 

Indicação

Curativos com Matriz Cicatrizante TLC são indicados para o tratamento de lesões agudas e crônicas. Para mais informações vide instrução de uso do produto.

 

Modo de ação

Quando em contato com exsudato da lesão, a Matriz Cicatrizante TLC se gelifica e cria um ambiente húmido estimulando a proliferação de fibroblasto e garantindo a não-adesão e trocas sem dor.

 

Produtos com Matriz Cicatrizante TLC

UrgoTul, UrgoTul Absorb Border, UrgoClean, UrgoTul Ag, UrgoTul s.Ag.

 

Evidências clínicas

Para uma revisão da evidência clínica para curativos com Matriz Cicatrizante TLC, por favor, clique aqui


Tecnologia Matriz Cicatrizante TLC-Ag

Introdução da tecnologia

tlc_ag_2014Matriz Cicatrizante TLC-Ag é a combinação da Tecnologia lípido-colóide (TLC) com a ação antibacteriana de sais de prata para a controle e prevenção de infecção.

 

 

Tecnologia Matriz Cicatrizante TLC-Ag

Descubra mais

Sais de prata tem um efeito bactericida na maioria dos microrganismos envolvidos com infecção secundária: MRSA , Staphylococcus aureus , Pseudomonas aeruginosa etc.

O efeito antimicrobiano do curativos absorventes com a Matriz Cicatrizante TLC-Ag nos biofilmes bacterianas de S. aureus (redução de 99.97%) ae P. aeruginosa (redução de 99,98% após 1 dia de contato) foi demonstrada num modelo in vitro.
Os curativos não são aderente à ferida, permitindo que a protecção do tecido recém formado e permitindo trocas livres de dor, mesmo depois de 7 dias. Sem dor significa sem trauma e uma melhor qualidade de vida para os pacientes, tornando a Matriz Cicatrizante TLC extremamente eficaz.

 

Os benefícios da Matriz Cicatrizante TLC-Ag

  • Largo espectro eficácia antibacteriana, incluindo MRSA
  • Remoção de 99.9% de biofilmes após 1 dia. (Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus)
  • Somado a todos os benefícios da Tecnologia Matriz Cicatrizante TLC

 

Indicação

Curativos com Matriz Cicatrizante TLC-Ag são indicados para o tratamento de lesões agudas e crônicas com risco de infecção. Para mais informações vide instruação de uso do produto.

 

Modo de ação

Em contato com o exsudato da ferida, o sulfato de prata (Ag2S04 = 2Ag+ + S042-) quebra  quebra e libera ions de prata (Ag+), enquanto as partículas de hidrocolóide (carboximetilcelulose ou CMC) gelificam e formam uma película lipido-colóide.

hydratation-of-the-cmc

Esta libertação prolongada e controlada de ions de prata (Ag+) garante eficácia antibacteriana contínua.

Mais detalhes da ação de prata no combate às infecções

Papel da prata no combate às infecções

ag-plusOs sais de prata são utilizados no tratamento de feridas com alta colonização bacteriana, devido às suas propriedades antibacterianas.
A prata é ativo somente em sua forma iônica Ag+. Ele é único nessa classificação, uma vez que não é nem um genuinamente anti-séptico, nem um tratamento antibiótico e por esta razão ele é classificado como um agente antibacteriano. O íon de prata tem um largo espectro de atividade que abrange a maioria dos microrganismos associados com a colonização de feridas crônicas. Atua sobre numerosos objetivos e suas concentrações bactericida são baixas, minimizando assim o risco potencial de resistência:

  • inibe o processo de replicação de DNA bacteriano
  • reduz a resistência da parede da célula bacteriana
  • aumenta a permeabilidade da membrana citoplasmática de bactérias
  • inibe as enzimas respiratórias causando asfixia das bactérias

É importante notar que a prata tem nenhuma citotoxicidade que dificulta o processo de cicatrização.

 

Sufato de Prata

silver-sulphateEm contato com o exsudato da ferida, o sal de prata dissocia e libera os íons de prata (Ag+).
A libertação de Ag+ de sulfato de prata e a biodisponibilidade de Ag+ na interface da lesão são dependentes do exsudato. É desta forma que ativa os ions de prata para exercer a sua ação anti-bacteriana. Esta libertação controlada de Ag+ para a interface garante uma atividade contínua e prolongada enquanto o curativo está no lugar.

 

A inibição do processo de replicação do DNA bacteriano

Uma vez que eles são libertados, os ions de prata reagem rapidamente com o DNA bacteriano e são substituídos por ions de hidrogênio, que liga os dois átomos de azoto de bases emparelhados no DNA das bactérias. Este blocos de substituição de duplicação do DNA e replicação bacteriana. As bactérias são, portanto, incapaz de replicar e a síntese de proteínas é bloqueada.

.

replication-process

 

Produtos com Matriz Cicatrizante TLC-Ag

UrgoTul Ag

 

Evidências clínicas

Para uma revisão da evidência clínica para curativos Matriz Cicatrizante TLC-Ag, por favor, clique aqui


PresSure System

Introdução a tecnologia

pressure-systemO PresSure System é uma tecnologia de aplicação bandagem exclusiva e patentiada da Urgo Medical, que auxilia os profissionais da saúde a aplicar o sistema de bandagem de compressão multicamadas, UrgoK2, permitindo-o alcançar a pressão terapêutica correta (de 40 mmHg) todas as vezes e a partir da primeira aplicação. A utilização do PresSure System garante uma aplicação segura e precisa de pressão, facilitando o uso e maior conforto do paciente em concordância quanto as recomendações na terapia de compressão.

urgok2lite-mode-of-action

Cada bandagem possui um indicador de pressão em forma de uma elipse.

  • Quando a bandagem está esticada corretamente, a elipse torna-se um círculo e está sendo aplicado a pressão terapêutica recomendada.
  • A elipse também ajuda com a sobreposição correta da bandagem.

pressure-system-ellipse

 

Indicação

 A inovação PresSure System está disponível tanto em UrgoK2 e UrgoK2 Lite:

UrgoK2 é indicado para o tratamento de úlceras venosas das pernas, edema venosa e linfedema que requerem compressão total.
UrgoK2 Lite é indicado para o tratamento de úlceras venosas e mistas, edema venoso e linfoedema, que requerem uma redução do nível de compressão.

 

Modo de ação

Efeitos hemodinâmicos da compressão

Terapia de compressão graduada sustentados é amplamente aceito como um fator essencial para a gestão de úlceras venosas.
Aplicação externa de ligaduras de compressão afeta as funções hemodinâmicas e linfático:

  • Redução do diâmetro veia do sistema venoso superficial e profunda, o que melhora a função da válvula, reduzindo o refluxo venoso e melhorar o retorno venoso.
  • Melhora no filtro capilar e a reabsorção forçado de líquido intersticial para as veias e sistema linfático, ajudando a reduzir os níveis de edema e melhorar a condição da pele.

pressure-system-bandage

Terapia de compressão graduada sustentada é clinicamente comprovada para ser o fator mais importante na gestão da insuficiência venosa. Quanto maior a gravidade da IVC, maior grau de compressão deve ser aplicada para o tratamento terapêutico eficaz. É amplamente reconhecido que uma pressão terapêutica de 40mmHg no tornozelo, é necessário em casos de insuficiência venosa crônica(IVC) e, especificamente, para o tratamento de úlceras venosas (CEAP nível C6), mas também uma vez que o perna estiver curada utiliza-se para redução do edema.

 

Produtos com PresSure System

UrgoK2, UrgoK2 Latex Free, UrgoK2 Lite Latex Free

 

Evidências clínicas

JWC_18_11_474_Junger-web BJN_17_20_TVS_16_24_Urgo_web urgo-evidence-review-supplement-lr
Comparação das pressões de interfaces com três sistemas de bandagens de compressão usado em voluntários saudáveis Comparação das pressões de interfaces com sistemas de compressão de três atadura

Eficácia e reprodutível
compressão do sistema de bandagem
UrgoK2 (KTwo)

Download (Versão em Inglês) Download (Versão em Inglês) Download (Versão em Inglês)
JWC_16_9_385_90_Sauvadet_web    
Eficácia, segurança e aceitabilidade de um novo sistema de bandagem de duas camadas para úlceras venosas    
Download (Versão em Inglês)    

 Para mais informações sobre evidências clínicas, clique aqui.


Pesquisa para Axis

tlc_2014

Em 12 anos de inovação a tecnológica lipido-colóide (Matriz Cicatrizante TLC) revolucionou a cicatrização de lesões completamente. Com uma ampla gama de curativos, fácil de usar e desempenhando um papel ativo no processo de cura, temos avançado no domínio dos cuidados das lesões. Hoje novas produtos estão continuamente a sendo desenvolvidos para melhorar ainda mais o processo de cicatrização ou, quando necessário, para difundir componentes antibacterianos para o leito da lesão.

Última atualização : 17/11/2018