A Onicomicose do Seu Paciente Precisa da Sua Atenção, Enfermeiro!
- urgo75
- 17 de fev.
- 1 min de leitura

Uma questão que demanda cuidado com o Pé da Pessoa com Diabetes é o surgimento da onicomicose. Trata-se de uma lesão pré-ulcerativa frequente, em que os principais sintomas são as alterações nas unhas do paciente.
É muito importante que o tratamento de micoses, como a onicomicose, seja orientado por um profissional de saúde que já acompanha o paciente de perto. Assim, é possível evitar o aparecimento de infecções mais graves.
A onicomicose pode surgir nos Pés da Pessoa com Diabetes devido à neuropatia, trauma, doença vascular periférica, dentre outros motivos.
A alteração mais comum que ocorre na unha é o espessamento, que comprime a área do dedo com micose, favorecendo o aparecimento de infecções.
É fundamental que a remoção correta da onicomicose seja feita por um profissional da enfermagem, podiatra ou podólogo, para garantir a assepsia correta e eliminar os riscos de desenvolvimento de infecções mais graves.
O tratamento consiste em limpeza, corte e remoção da massa fúngica sob a unha, além de onicoabrasão da unha.
Oriente seu paciente a realizar a escovação das unhas – com escova de cerdas macias. Além disso, sugira o uso de meia de algodão com troca diária e higiene do calçado (limpar e arejar diariamente).
SIGA A CAMPANHA #DesPérta para mais informações sobre a preservação dos pés!