
Uma coisa comum na rotina das pessoas que convivem com a Epidermólise Bolhosa é o cuidado com as bolhas e feridas decorrentes da EB. No entanto, esse ato simples e cotidiano é uma maneira importante de exercitar a autoestima, o autoamor e auto-cuidado – tríade essa que traz verdadeiros benefícios para a saúde física e mental das borboletas!
Entenda de que maneira o cuidado diário pode fazer da vida das borboletas um local seguro de autoestima, aceitação e autoamor!
Quando pensamos em AMOR PRÓPRIO e AUTOESTIMA, é comum que a gente esqueça que os cuidados com a saúde também fazem parte da construção desses sentimentos, não é mesmo?
No caso das borboletas, o zelo diário com as feridas pode funcionar como um momento particular de dedicação a si mesmo, a fim de fortalecer o autoamor e a aceitação, afinal, QUEM AMA, CUIDA PRINCIPALMENTE DE SI!
Logo, o cuidado com as bolhas e feridas é capaz de fortalecer tanto a saúde física quanto a emocional e mental de quem vive com a EB!
Lembre-se que a soma de pequenos atos de autoamor e autocuidado podem garantir benefícios para a sua saúde a curto, médio e logo prazo, além de fortalecer a sua autoestima!
Então, que tal colocar todo esse afeto em prática? E para isso é importante:
• Analisar diariamente as condições das feridas;
• Seguir as orientações da equipe de saúde quanto à higiene e cuidados;
• Utilizar coberturas adequadas à pele de quem convive com a Epidermólise Bolhosa;
• E procurar ajuda caso algo esteja fora do esperado!