top of page
urgo75

O que a Enfermagem Pode Fazer Quando um Paciente Apresenta Falta de Sensibilidade nos Pés?




Transmitir conhecimento e educação sobre saúde aos seus pacientes pode ajudá-los a identificar o surgimento de complicações nos membros inferiores, especialmente em caso dos Pés da Pessoa com Diabetes.


Um dos sintomas que precisa de atenção da equipe de enfermagem é dormência ou falta de sensibilidade nos pés. Descubra junto à campanha #DesPÉrta como agir nesse caso!


O conhecimento é a base da preservação da saúde e integridade dos membros inferiores do corpo.


A Dormência ou Formigamento nos Pés da Pessoa com Diabetes pode ser um sinal de que a sensibilidade da região está sendo afetada.


A falta de sensibilidade normalmente está associada à Neuropatia do Pé da Pessoa com Diabetes, problema que, se não cuidado, pode evoluir de forma grave, causando até mesmo uma amputação.


Alguns exames podem ajudar a equipe de enfermagem a identificar se há falta de sensibilidade nos pés do paciente. São eles:


* Touch-Test


* Monofilamento


* Diapasão


Ao constatar a falta de sensibilidade, é fundamental orientar o paciente quanto a medidas de proteção do pé insensível, tais como:


* Olhar minuciosamente os pés todos os dias, em busca de alguma lesão, rachadura, fissura, bolha, calo, mudança na coloração, temperatura, etc.


* Usar sapatos confortáveis, em que os pés fiquem bem acomodados e encaixados, a fim de evitar o aparecimento de calos e bolhas.


* Utilizar meias brancas é uma boa ideia, pois elas mostram mais facilmente se há sinal de sangue nos pés, o que ajuda a descobrir se o membro inferior sofreu alguma lesão.


* Oriente-o a não usar chinelos e sandálias, pois esses calçados deixam os pés expostos a traumas.


Lembre-se de que a Educação sobre o diabetes pode significar a Adesão do Paciente ao Tratamento e a Manutenção da Saúde dos Pés!


Conte com o #DesPÉrta para disseminar conhecimento!

0 visualização
bottom of page