Políticas Públicas:
- urgo75
- há 23 horas
- 2 min de leitura

Importante ferramenta de inclusão social, saúde e bem viver. Apoie essa causa junto às pessoas com EB!
Para quem convive com uma doença rara, como as pessoas que têm Epidermólise Bolhosa, poder contar com políticas públicas voltadas especificamente para esses casos é uma forma importante de inclusão e garantia de igualdade social.
Pode até parecer simples, mas quando uma pessoa com EB utiliza o direito de um tutor nos ambientes de ensino, consegue comprar um carro adaptado às suas necessidades, tem acesso aos curativos, suplementos e medicações de maneira gratuita e acesso à equipe multidisciplinar por meio do serviço de saúde, isso representa um avanço nas políticas públicas e demonstra a preocupação que o Governo, Estado e Município devem ter com essas pessoas.
Doenças raras demandam uma atenção especial e direcionada, logo, os direitos alcançados mediante a criação de políticas públicas adequadas, permitem que as borboletas tenham uma vida com maior qualidade, menos percalços e sofrimentos e eliminando, dentro do possível, o capacitismo e inabilidades que giram em torno do diagnóstico da EB.
E é por isso que a @urgomedicalbrasil, por meio do programa #urgocuidandodasborboletas, é totalmente a favor de políticas públicas para as pessoas com Epidermólise Bolhosa, pois – a partir delas –, a qualidade de vida, a saúde e o bem viver das borboletas é assegurado.
Cobrar e apoiar a elaboração de projetos, protocolos e ações voltados às pessoas com EB é uma forma de lutar pelo direito das borboletas! E essa é uma bandeira importante e necessária de se levantar! Portanto, apoie essa causa e cobre o poder público por melhorias no sistema social de inclusão de pessoas com doenças raras.
Sejamos todos – borboletas ou não – agentes de transformação social em busca de um mundo pautado pela equidade de direitos e inclusão.